Thursday, February 18, 2010

Politics

Nao tenho acompanhado de perto todo o processo "Face Oculta". Contudo acho que nao deveria ser chamado "Face Oculta", mas sim "Face Descoberta", porque ao que parece afinal e' do dominio publico tudo o que se passa no processo. Inclusive gravacoes que deveriam ter sido destruidas.

Acho dois fenomenos deveras hilariantes:
1 - O nosso (pseudo) segredo de justica
2 - Os politicos

Segredo de justica. Enfim. Todos sabemos que nao existe. Mais vale seguir as recomendacoes do Bastonario da Ordem dos Advogados e acabar-se de vez com esse (falso) conceito. E' extremamente irritante que em qualquer caso, socialmente mais visivel, se saibam todos os detalhes. Diria que bastaria aos advogados comprarem o jornal diario e acompanharem os telejornais para se preparem para julgalmento.

Politicos. Nao vou entrar na perspectiva que este ou aquele e' mentiroso, que quer ou nao controlar a comunicacao social, etc etc. Sempre me irritou um pouco a politica barata. Pega-se em algo hipotetico (AKA boato) e toca a destruir a imagem de uma pessoa. Lembremo-nos do caso do Antonio Vitorino. Em 1997 um jornal decidiu dizer que tinha "provas" que o Antonio Vitorino andava a fugir ao fisco. Escandalo. Todos os partidos da oposicao usaram esse evento para pedirem a sua demissao. Na altura ministro da defesa (se nao estou em erro!), resignou ao cargo. Mais tarde demonstrou-se que nao havia evasao fiscal. Independentemente do seu futuro politico (Comissiario Europeu), nao me lembro de ter havido consequencias para o jornal. Talvez um, "Enfim, pedimos desculpas. A nossa fonte nao era assim tao boa". E' triste, na minha perspectiva, ver que perdemos tempo com determinados aspectos que desviam a atencao de problemas centrais.

So' tenho que me agradar que pior que politicos, so' mesmo religiao :)

No comments: